120 anos
Segundo segredo: interação social diária, os idosos tendem a ter uma vida solitária à medida que seus pares e amigos falecem e passam somente a restringir seus momentos de prazer unicamente de forma passiva às demandas dos filhos, sendo fundamental neste momento, fazer novas amizades e ter novas convivências.
Terceiro segredo: diminuir nível de stress. Através da atividade física regular leve a moderada, meditação e exposição solar diária ensinamos nosso corpo a lidar melhor com o stress e com as nossas emoções. As emoções vivenciadas precisam ser consideradas um privilégio. A tentativa de comparar o nível sofrimento é impossível. Somente melhoramos e amadurecemos pelo amor. Por isso meditar, aprender a conviver e aceitá-los, é fundamental pra nossa existência plena.
Quarto segredo (e o mais importante): comer principalmente frutas, verduras e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha e grão de bico) em pequenas porções. Dormir sempre com estômago vazio, para aproveitar o jejum noturno que torna nosso sono de melhor qualidade, liberando hormônio do crescimento e endorfina para evitar envelhecimento e dores físicas. Não consumir bebida alcoólica e tabaco. Exercitar diariamente a gratidão à vida, o perdão a si mesmo e diminuir a raiva que comprovadamente encurta nossa existência. Não esquecendo que mais importante que chegar aos 120 anos é fazer tudo isso curtindo plenamente o caminho.
Dr. Sérvio Paixão Cardiologista CRM 52.72513-7