Intolerância a Lactose?
A lactose é um tipo de “açúcar” contido no leite, sendo a lactase uma enzima que é responsável pela quebra da lactose. Algumas pessoas, com o passar dos anos têm a produção da lactase diminuída e consequentemente a digestão da lactose, passa a ser ruim, causando uma síndrome decorrente da intolerância à mesma.
Os sintomas mais comuns são dor e distensão abdominal, excesso de gases, diarreia, náuseas, podendo até causar sintomas fora do trato gastrointestinal, como dor de cabeça, tontura, cansaço crônico e até dores musculares.
O diagnóstico da intolerância à lactose é clínico, porém existem testes para confirmação em casos onde há dúvida no diagnóstico, como o teste de hidrogênio expirado e o exame de sangue específico para tal.
O melhor tratamento é diminuir a ingestão de alimentos que contenham lactose, porém por vezes isso é muito difícil, seja pelo hábito do paciente, seja pela quantidade de alimentos que contêm lactose. Hoje existe uma gama de alimentos sem lactose – LacFree – o que facilita muito o dia-a-dia do paciente, além de formulações que contêm lactase na forma de comprimido ou sache, para consumo antes da ingestão de lácteos.
Dr. Paulo Oliveira Braga
Gastroenterologista com área de atuação em Endoscopia Digestiva.
CRM 52.87052-8