Colesterol Aumentado? O que você precisa saber
O colesterol é uma substância presente e necessária a todas as células do corpo e exerce importantes funções no organismo.
Grande parte do colesterol circulante no sangue (cerca de 70 a 80%) é produzido pelo fígado e o restante provém da alimentação. Os chamados "tipos de colesterol" correspondem à forma como este se agrupa para se deslocar no organismo.
O colesterol é transportado através da corrente sanguínea em pequenas "embalagens" chamadas lipoproteínas. Existem três tipos de lipoproteínas, as de densidade muito baixa (VLDL), as de densidade baixa (LDL) e as de densidade alta (HDL) ou HDL, associado à saúde do coração, enquanto o colesterol presente em excesso no sangue é eliminado nele e é transformado em bile. Por isso, o HDL é chamado de bom colesterol. Já o LDL, quando em quantidades adequadas no organismo, não tem risco de desenvolver doenças cardíacas. O LDL, embora desempenhe importantes funções no organismo, pode, lentamente, se acumular nas paredes das artérias, ocasionando a obstrução arterial. Por este motivo o LDL é chamado de mau colesterol.
Apesar da associação entre o consumo de colesterol e de doenças coronarianas não transtornar a hipercolesterolemia, a ingestão de grandes quantidades de gordura saturada pode levar ao aumento no organismo.
É comum ouvir a pergunta muito frequente no consultório médico: "Se o meu colesterol é alto, o que devo ou não devo comer?"
O ovo é um alimento que tem baixo custo e uma excelente fonte de vitaminas, tais como folato, riboflavina, vitamina A, colina, vitaminas e luteína e proteínas e baixos custos de digestão. E é altamente rico em alimentos, bem como o ideal para o controle do colesterol. Acredita-se que entre 75%-85% da população sejam pouco sensíveis às concentrações de colesterol na dieta, ou seja, o impacto do consumo de alimentos ricos em colesterol como os ovos é muito pequeno e com pouco para associar a risco de doença cardiovascular.
Para controlar os níveis de LDL e também de HDL:
Como leite e iogurtes desnatados e evite frituras.
Os ácidos graxos ômega podem ter efeito favorável, uma vez que ajudam a reduzir a LDL. Mas a saúde depende mais da sua dieta como um todo, do que em seguir alimentos isolados de forma rigorosa.
Fazer uma reeducação alimentar para ter uma vida saudável e com saúde é fundamental para viver bem; para muitos, é o que chamamos de estilo de vida saudável.
Em geral, uma dieta adequada associada à prática regular de atividade física é suficiente para manter níveis saudáveis de colesterol. No entanto, em alguns casos, como fator hereditário, será necessário o controle através de medicamentos.
Dra. Sônia Ribeiro CRM: 52-60163-0