Como fazer um bom chá.
Olá. Passando aqui para lembrar que o chá é uma bebida muito apreciada em todo mundo. Pode ser bebido frio ou quente. Como remédio ou por puro prazer. Nas tradições orientais existem até cerimônias específicas para seu uso e talvez venha deles, dos orientais, a imensa relevância e reverência a essa bebida.
Dentre os modos de preparação se destacam a infusão, que é colocar a erva em um recipiente e verter água quente (nunca em fervura) sobre os vegetais. Pois dessa forma ocorre uma extração satisfatória dos componentes ativos, sem prejudicá-los com altas temperaturas da fervura, bem como há menor alteração do sabor da água, uma vez que água fervida tem gosto desagradável para os paladares mais sensíveis. A forma de infusão deve ser usada para a maioria das flores e folhas mais delicadas.
Uma outra forma de preparo é o decocto. Nesse método (também conhecido como cozimento) cascas, sementes e raízes devem ser adicionados em água com fervura já aberta, por cerca de 2 minutos. Após esse tempo, desliga-se o fogo e mantém-se o recipiente tampado até que esfrie, algo em torno de 5 a dez minutos.
Bom lembrar que não é apropriado o uso de recipientes de alumínio para aquecer a água do chá. Use vasilhas de aço inox ou vidro. Nada de micro-ondas!
Os benefícios do uso regular do chá são extensos e variam desde o alívio de dores de cabeça até ao combate à fadiga e insônia. Alguns chás são depurativos, antioxidantes, energéticos e detoxificantes. Além desse ponto reside um aspecto fantástico dos chás: o aquietamento da mente. Não é à toa que muita gente bebe chá antes de ir deitar-se, ou que os ingleses façam tanta questão do "chá das cinco".
Sim. Quando buscamos o ato de beber chá como comportamento lúdico na busca de quietude, ele responde generosamente. E o que significa em termos práticos fazer da hora do chá um elemento de tranquilidade e aconchego?
Eu, por exemplo, escolho as xícaras de minha preferência que são aquelas de bordas finas e uso os aromas que mais aprecio. Amo o cheiro do capim limão! O sabor do chá associado aos princípios ativos nele contidos, levam ao aquietar da mente... ao sossego no meio de um mundo barulhento, onde os ruídos denunciam que seres diversos, todos eles, estão à procura do mesmo sossego que reside em mim, na hora de sorver prazerosamente uma xícara de chá.
Está servido?
Dr. Tito Aurelio Gonçalves
Clínico Geral, especialista em Medicina do Estilo de Vida e Nutrologia
CRM: 679.697