O vegetarianismo vem ganhando, cada vez mais, adeptos, e seu termo deriva do latim vegetus, que significa sadio, fresco, vigoroso e integral. Trata-se de um regime alimentar que visa excluir o consumo de carnes da rotina do indivíduo.
A segunda sem carne surgiu em 2003 nos Estados Unidos e hoje está presente em mais de 40 países. No Brasil a Sociedade Vegetariana Brasileira vem estimulando a campanha com o objetivo de aumentar o consumo de vegetais pela população e diminuir
o consumo de produtos de origem animal. Como resultado dessas ações, vemos benefícios para a saúde de todos.
Fica aqui o incentivo para a prática da Segunda sem Carne, com uma receita simples, gostosa e de fácil adaptação, com outros vegetais.
Pesto de ora-pro-nóbis:
Bata todos os ingredientes em um pilão ou liquidificador até obter um molho homogêneo.
Opções para consumo:
Em massas como nhoque ou macarrão, torradas, pães, bruschettas, com petiscos de legumes, como molho de saladas.
As folhas da planta ora-pro-nóbis são uma boa alternativa alimentar por possuir uma rica constituição nutricional, como fósforo, potássio, cálcio, ferro, fibra, alto teor de proteínas e vitaminas A, B e C. Trata-se de uma planta alimentícia não convencional (PANC), uma cactácea trepadeira, espinhosa, que possui folhas bem resistentes e se desenvolve com facilidade em diversos tipos de solo, adaptando-se bem mesmo a terras pouco férteis e úmidas.