Circular significa mover-se de modo contínuo, voltando sempre ao ponto de partida.
Nosso corpo é uma máquina, onde a bomba central é o coração, que impulsiona o sangue rico em oxigênio, através de vasos que são denominados artérias. O retorno do sangue pobre em oxigênio (já utilizado pelos tecidos e órgãos) ao coração ocorre através de outros vasos que são denominados veias.
A angiologia é a área da medicina que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que realiza o tratamento cirúrgico destas doenças.
Alguns exemplos de doenças arteriais são as dilatações (aneurismas) e estreitamentos (estenosas), sendo que estes últimos podem causar a redução do fluxo de sangue (isquemia) para os órgãos e tecidos, e suas complicações.
Em relação às veias, as principais alterações se relacionam à dilatação (varizes), levando à insuficiência, não da quantidade, mas em qualidade. Ou seja, o sangue não retorna como deveria ao coração.
Falando dos membros inferiores (pés e pernas), por se localizarem mais distantes do coração, sofrem por consequências em maior grau que outras regiões em relação às veias.
Alguns fatores que influenciam a função venosa nos membros inferiores, podendo alterá-la positivamente ou negativamente, são:
Logo, a fim de evitar as complicações decorrentes desse funcionamento inadequado das veias, podemos nos lembrar destes fatores e amenizar esses incômodos com medidas simples, mas eficazes:
E caso notem alguma alteração no aspecto dos seus pés e pernas como: edema (inchaço), surgimento de veias dilatadas (varizes), mudança de cor da pele e aquecimento, aumento ou redução da temperatura, procure um especialista como o angiologista e/ou cirurgia vascular.
Dra. Emília Bento
Cirurgiã Vascular
CRM 52752102