Muitas pessoas me questionam do que se trata, afinal de contas, fazer terapia. Mesmo antes de me tornar psicóloga, fiz psicoterapia para me entender e definir melhor os próximos passos da minha vida. Anos mais tarde, acabei me transformando tanto que isso expandiu completamente meus caminhos. Acabei encontrando meu propósito: cuidar das histórias de vida das pessoas. Conheço pessoas que, após fazerem terapia, por períodos variados de tempo, conseguiram se reerguer após momentos críticos. A terapia serve de amparo para pessoas em situações diversas e faz com que os sujeitos aprendam a lidar com transtornos psicológicos e físicos, isto é, desde as dores do corpo até da mente. São muitas as pessoas que passam a se conhecer melhor, ter mais empatia com os outros e a praticar a auto-aceitação. É um caminho contínuo para que alcancem a consciência e a coragem necessárias para se transformarem.
O que é a psicoterapia?
É um processo de escuta e acompanhamento com o objetivo de saúde mental habilitado. O psicólogo possui uma escuta qualificada e ferramentas específicas para ajudar pessoas com questões mentais, emocionais, afetivas e até mesmo de fundo social. É um espaço confidencial, no qual o sujeito se sente livre para expressar aquilo que o aflige, sem medo de ser julgado. A psicoterapia é um tratamento que tem a ver com como viver sua vida.
Quem pode fazer terapia? Qualquer pessoa pode se beneficiar da terapia, independentemente de que a saúde mental está no auge ou não. Todas as pessoas podem precisar, eventualmente, de uma ajuda externa, seja por estar em sofrimento emocional ou na apatia da pessoa, por exemplo. É especialmente indicada para indivíduos em sofrimento psíquico, com transtornos de ansiedade, depressão, pânico, problemas de relacionamento, conflitos familiares, autoestima baixa, compulsões, dentre outros. A psicoterapia também é muito interessante no desenvolvimento pessoal, em mudar a própria vida e se relacionar melhor com as pessoas e consigo mesmo, podendo buscar terapia. É uma forma de autoconhecimento e de ampliar a forma como percebe a si mesmo e ao mundo.
Quanto tempo dura?
Não há um tempo determinado para o tratamento, variando de acordo com a demanda da psicoterapia e da abordagem do psicólogo.
Quais são as linhas de Psicologia?
Existem diversas abordagens em psicoterapia: Gestalt-terapia, Psicanálise, Terapia Cognitivo Comportamental, Psicologia Analítica, dentre outras. Apesar de terem teorias e técnicas distintas, todas convergem no mesmo objetivo de promover a saúde emocional.
Como posso começar?
É só entrar em contato com um psicólogo e agendar uma entrevista. Assim, você começará contando sua história e sua demanda. Vocês irão se conhecer e se familiarizar um com o outro, estabelecendo os combinados para iniciar o processo terapêutico. Inicie na sua saúde mental. Fazer terapia é um ato de amor próprio.
Dra. Anabelle Condié Rocha
Psicóloga
CRP 03/54644