Tecnomedi - Revistas

Revista

A+
A-

Climatério.

Por volta dos 45 anos a mulher inicia um processo de baixa dos hormônios femininos chamado climatério. Esse período estende-se de 40 a 65 anos de idade e é responsável por grandes transformações do organismo de uma forma geral.

Ao começar com a irregularidade menstrual que causa enorme ansiedade entre as mulheres, há também um sentimento de incerteza com relação à frequência e intensidade do fluxo menstrual, bem como o tempo restante até a menopausa. Nesse momento, as pacientes procuram as respostas para tais questionamentos, entretanto a realidade é que não temos.

O mais importante é realizar um acompanhamento para garantir que esse sangramento irregular seja fruto apenas da alteração hormonal fisiológica prevista para todas as mulheres e não uma doença.

Os fogachos também levam muitas mulheres a procurarem atendimento, pois impactam negativamente na qualidade de vida. Surgem as ondas de calor que as acordam durante a madrugada diminuindo a qualidade do sono, e que durante o dia causam muito desconforto social. Subitamente inicia-se um mal-estar com sudorese intensa diante de pessoas que nem sempre são de seu convívio, tendo de explicar o ocorrido.

O importante diante dos sintomas é buscar acompanhamento. Avalie-se a indicação de realizar um tratamento, atrasando esse processo de envelhecimento, na tentativa de impedir o aumento de gordura abdominal, perda de massa óssea, queda da libido, aumento no risco cardiovascular, aumento do ressecamento vaginal ou da pele.

Além de tratamento farmacológico e fitoterápico, temos os cuidados pessoais para os quais nem sempre damos muita importância. Realizar atividade física diária, treinamento de força muscular, melhora na alimentação e até terapias alternativas são capazes de prevenir muitas doenças e promover uma melhora dos sintomas causados por essa fase.

No climatério o cuidado com a saúde feminina deve ser intensificado. O rastreio de lesões precursoras de cânceres é recomendado, aumentando a possibilidade de diagnosticar e tratar lesões antes mesmo que se tornem de fato uma lesão cancerígena.

Nunca é tarde para dar início a um cuidado pessoal e prevenir é melhor do que remediar doenças. Não deixe de se cuidar e realizar acompanhamento com um ginecologista da sua confiança.


Dra. Laís de Paiva Pavanello
CRM: 52.9476-5
Ginecologista e Obstetra

https://loja.tecnomedi.com.br/

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhe no WhatsApp