Tecnomedi - Revistas

Revista

A+
A-

Por que suas costas doem?

É um tecido conjuntivo que envolve e entranha todas as estruturas do corpo: músculos, ossos, vasos, intestino, rins, enfim, o corpo todo fazendo com que tudo fique interligado e que todos os sistemas do corpo operem de maneira integrada.

O corpo, como um todo, sempre se adapta a cada estímulo buscando seu bem estar, equilibrando os sistemas para proteger a coluna de lesões e permitir os movimentos. Ele interpreta, reage e se modifica constantemente de acordo com nossas percepções do ambiente (tipo sons, imagens, frio ou calor, percepções proprioceptivas (contração ou relaxamento dos músculos, mudança de posições das articulações), percepções internas (alterações de pressão arterial, hormonal, distensões nas vísceras) e fatores BIOPSICOSSOCIAIS (ligado às emoções) para que possamos interagir uns com os outros, com meio ambiente e sobreviver.

Posturas adotadas por longas horas, estresse, ansiedade, má alimentação e o sedentarismo levam a um desequilíbrio gerando tensão e dor.

Alguns exemplos práticos:

Uso prolongado do smartphone: O pescoço fica em flexão e a cabeça baixa, fazendo com que o peso sobre os ombros aumente sobrecarregando toda a região. Além de ter um grande potencial em gerar a ler, lesão por esforço repetitivo, provoca dor no pescoço, dor de cabeça, dor no ombro e muito mais!

Ficar muito tempo sentado: Essa postura em demasia deixa os abdominais e os glúteos fracos. Em compensação outros músculos ficam hiperativos como o psoas, quadríceps e quadrado lombar. Além disso, fígado e rins ficam comprimidos e fazem atrito com o músculo psoas e causando dor lombar. Com o passar do tempo, esses desequilíbrios entre os músculos podem levar a dor intensa mesmo quando você não está sentado.

Como aliviar a dor nas costas?

Procure um fisioterapeuta para avaliar quais são suas alterações físicas posturais. Uma avaliação fornecerá informações necessárias para eliminar os desequilíbrios musculares e as tensões nas fáscias.

Um tratamento como liberação neurofascial (Terapia de toque suave e preciso) e osteopatia são altamente indicados para amenizar a dor e trazer de volta o bom funcionamento do corpo. Still, Mestre da osteopatia dizia que “a fáscia é o lugar onde devemos buscar as enfermidades e é onde devemos aplicar o tratamento das enfermidades.”

É imprescindível fazer algum exercício acompanhado por um profissional familiarizado com esse tipo de avaliação e treinamento para fortalecer os músculos que estão fracos e alongar aqueles que estão tensos!

O pilates e o treinamento funcional surgem como uma excelente opção porque trabalham o corpo de forma integrada, são funcionais (usam movimentos que fazemos no dia a dia), ajudam a desenvolver consciência corporal, coordenação, equilíbrio, respiração, concentração, enfim, fazem a conexão entre corpo, mente e espírito.

O movimento é o melhor remédio para as costas! Joseph Pilates já dizia: “mudanças acontecem através do movimento, e o movimento cura”.

Dra. Bianca Guimarães Loureiro
Fisioterapeuta
Crefito 26037-F

Dra. Sylvania Soares Ranfi
Fisioterapeuta
Crefito 82951-F

https://loja.tecnomedi.com.br/

Compartilhe nas redes sociais: Compartilhe no WhatsApp