CUIDE BEM DO SEU IDOSO!
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais.
O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país segundo IBGE. (censos2020.ibge.gov.br).
Na chegada da terceira idade ocorrem mudanças em todo organismo, entre elas, envelhecimento de órgãos, enfraquecimento dos ossos, diminuição da massa muscular, diminuição do controle corporal e equilíbrio, diminuição da visão etc.
De acordo com esses dados garantir a segurança de idosos dentro de casa é fundamental. Afinal a taxa de acidentes residenciais com idosos é extremamente alta. Ou seja, não adianta ter uma casa confortável, é preciso que ela seja segura.
A boa notícia é que com medidas simples é possível criar um cenário seguro tanto para os idosos quanto para os familiares.
Apresentamos algumas dicas para aumentar a segurança de idosos dentro de casa:
Coloque barras de segurança no banheiro, próximas ao vaso sanitário e do chuveiro.
Se necessário use elevação no vaso sanitário, facilitando a sentar e o levantar.
Evite uso de tapetes para diminuir o risco de queda.
Troque piso por antiderrapantes para diminuir o risco de escorregões e consequentemente a queda.
Evitar uso de escada, em caso de residência com 2 ou mais pavimentos centralizar as tarefas do cotidiano do idoso em apenas um andar ou instale uma cadeira no trilho do piso para o transporte de escada. Caso não seja possível, é aconselhável instalar barras de apoio e desaconselhável andar na escada.
Cadeiras e poltronas sempre com braços para que o idoso tenha apoio para se levantar.
Cama e colchão que favoreça o deitar e levantar, alinhados conforme a altura do usuário, é importante também que a cama tenha suporte de barras.
Deixar caminho livre, poucos objetos e móveis nos ambientes para não atrapalhar a locomoção.
Boa iluminação, casa de idosos deve ser bem iluminada, instalar tomadas e interruptores ao alcance das mãos deles. Providenciar luminárias para colocar ao lado da cama.
Telefones úteis, separe agenda ou caderneta, coloque um ligar bem visível com os principais contatos que os idosos devem ligar em caso de emergência.
Medicamentos, escreva os horários a serem seguidos e deixe apenas a quantidade para uma semana, por exemplo.
Roupas e calçados, prefira roupas sem zíper, como short e calça de elástico na cintura, calçados confortáveis com palmilhas ortopédicas, sem cadarço para evitar acidentes. Calçado com solado gasto podem provocar queda e problema na coluna.
Talheres e objetos adaptados, para aqueles que apresentam comprometimento de membros superiores, adaptadores de alça facilitam o manuseio desses objetos.
Com essas dicas podemos prolongar a vida dos nossos idosos.
Drª Maria Luiza C. Neves
CRM 133822-F
Promotora Técnica Tacommedi