Mapeamento corporal total - Dermatoscopia Digital
O melanoma é considerado o câncer de pele mais grave. A incidência é maior em adultos de pele clara e pode atingir qualquer parte do corpo. Além da pele, as mucosas também podem ser afetadas. Em indivíduos de pele negra, o acometimento é maior nas palmas das mãos e plantas dos pés, já que são as regiões de pele mais clara.
Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de melanoma incluem:
- História familiar e/ou pessoal de melanoma;
- Exposição solar prolongada e eritema solar (vermelhidão) com frequência;
- Bronzeamento artificial em câmaras de ultravioleta;
- Inúmeros sinais (pintas);
- Pele, cabelos e olhos claros.
A estatística de novos casos assusta e é de 8450, sendo 4200 homens e 4250 mulheres (2021-INCA). O número de mortes no Brasil: 1794, sendo 1012 homens e 782 mulheres (2015-SIM).
Como em outros tipos de câncer, também há exames que possibilitam a detecção precoce do melanoma, diminuindo a morbidade e, em alguns casos, possibilitando a cura através da remoção precoce da lesão. No caso do câncer de pele, principalmente o melanoma, o exame direcionado para esse objetivo é o Mapeamento Corporal Total (Dermatoscopia Digital).
Através de um aparelho com lentes, há a possibilidade de coleta e armazenamento de imagens seriais, com diferentes aumentos, o que permite o acompanhamento das características, não visíveis a olho nu, dos sinais. Além disso, o comparativo demonstra se houve surgimento de novas lesões e/ou mudanças de sinais preexistentes. Se houver mudanças relevantes e suspeitas, há a indicação de remoção das lesões apontadas para análise histopatológica (biópsia), visando o diagnóstico precoce da doença. Isso evita a remoção de inúmeros sinais desnecessariamente e permite a seleção adequada para acompanhamento ou para intervenção cirúrgica.
O período para refazer o exame é variável e deve ser estipulado individualmente. Muitos pacientes desconhecem a gravidade desse tipo de câncer e é imprescindível destacar a importância do exame periódico dermatoscópico, principalmente na presença de fatores de risco, já que a mortalidade é alta.
Dra. Cynvia da Silva Sardenberg
CRM: 52.74985-1
Dermatologista